MME lança relatório dos Workshops de Fontes Energéticas

CCEE e ONS lançam portal sobre temas do PMO e do PLD
1 de setembro de 2020
Governo sanciona lei do GSF
9 de setembro de 2020

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) do Ministério de Minas e Energia (MME) lançou hoje, 25/8, o relatório sobre os Workshops de Fontes Energéticas no Âmbito do Planejamento de Longo Prazo

 

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) do Ministério de Minas e Energia (MME) lançou hoje, 25/8, o relatório sobre os Workshops de Fontes Energéticas no Âmbito do Planejamento de Longo Prazo. A iniciativa foi composta por uma série de seis eventos que abordaram diferentes temas, em especial fontes energéticas e tecnologias ainda pouco debatidas na sociedade.

O objetivo foi o nivelamento de conhecimento e a capacitação sobre as qualidades e usos dessas fontes, seus potenciais benefícios ao País, assim como levantar questões relevantes para o planejamento de longo prazo do setor energético brasileiro.

Cabe ressaltar que o debate promovido através dos workshops ocorreu em paralelo à elaboração do Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050). Além disso, eles foram realizados em parceria com empresas e associações especialistas nos temas selecionados, o que permitiu congregar profissionais com vasto conhecimento e experiência em suas áreas, e apresentar o estado da arte das tecnologias. Os debates foram muito proveitosos para obter novas perspectivas para os estudos de planejamento.

O relatório visa a registrar as principais mensagens transmitidas nos eventos. Sua estrutura segue a sequência de realização dos eventos com um capítulo para cada tema abordado: Tecnologia de pequenos reatores nucleares modulares; Carvão mineral; Geração térmica a gás natural; Recuperação energética de resíduos; Biomassa florestal dedicada; Tecnologias de reatores para geração nuclear.

Em referência à parceria na promoção dos workshops e na elaboração do relatório, a SPE agradece os organizadores parceiros: Rosatom, ABCM, CERI/FGV, ABREN, IBÁ e Westinghouse.

Por fim, ao passo que os workshops aumentaram o diálogo com a sociedade, destaca-se a ressalva de que a opinião e o posicionamento apresentados pelos organizadores parceiros neste Relatório são exclusivamente seus, e não necessariamente representam o posicionamento do MME.

Clique aqui e leia o relatório na íntegra

 

Fonte: MME