Índice de Mercado

Índices de Mercado


A Stima desenvolveu um índice de referência de preços de energia de curto prazo, o iStima. A variação deste índice busca fornecer ao mercado e às partes interessadas um acompanhamento da tendência e da volatilidade dos preços a termo de energia no setor elétrico brasileiro a partir dos produtos mais negociados na BBCE. Acreditamos que futuramente o iStima também poderá ser usado como índice de liquidação para produtos financeiros e derivados.



O que é o iStima?


Índice de preço ponderado pela liquidez, entendida como volume negociado em MW médios dos quatro primeiros vencimentos de contratos a termo de energia negociados na BBCE.

Considerando:

1) Produtos: M0, M1, M2 e M3.

2) Preço de cada produto: média ponderada pelo volume em MW médios dos dez últimos negócios do dia, contudo, se houver menos do que seis negócios no dia, serão considerados os negócios fechados em dias anteriores também. Se o número de negócios do dia for maior ou igual a seis e menor que dez, serão utilizados apenas os negócios do próprio dia.

3) Carteira: a série começa em base 100, em 31/12/2017 e diariamente ela é ponderada conforme a liquidez do mercado nos produtos de M0 a M3. A liquidez do mercado obedece a mesma regra do preço, onde considera-se os dez últimos negócios do dia ou, na ausência de liquidez, observa-se o volume dos dias anteriores.

4) Índice: resultado da multiplicação do valor da carteira do dia anterior sobre os retornos dos preços dos produtos M0, M1, M2 e M3.

5) Unidade: pontos

iVol


O iStima ainda possibilitou o desenvolvimento de outro índice, o iVol (índice de Volatilidade). Este índice permite que o mercado acompanhe o grau de risco do mercado de energia no curto prazo, baseado nos retornos históricos do iStima.

O que é o iVol?


O iVol é um índice da volatilidade do mercado de curto prazo dos contratos a termo de energia negociados na BBCE. A volatilidade, ou desvio padrão, é calculada a partir dos retornos históricos do iStima através do método EWMA (exponentially weighted moving average), média móvel ponderada exponencialmente, em uma tradução livre. Esta metodologia permite que oscilações recentes do iStima, causados por repentinos choques de preços, tenham maior relevância no cálculo do índice.

Considerando:

1) Janela de dados: 126 dias

2) Dados: retornos diários do iStima

3) Metodologia: EWMA com Lambda de 0,96. Este coeficiente Lambda serve para ponderar o peso da volatilidade mais recente no computo final do índice. Simulações internas da Stima indicaram que o coeficiente de 0,96 é o que melhor se ajusta ao risco do mercado

4) Unidade: % ao ano