ANEEL participa de comitiva presidencial que inaugura maior térmica do Brasil

Aprovação do PL do risco hidrológico no Senado libera passivo de quase R$ 9 bilhões
25 de agosto de 2020
Ministro comemora aprovação do Projeto de Lei 3975/2019 que trata do GSF pelo Plenário do Senado Federal
25 de agosto de 2020

O diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, integrou a comitiva do presidente Jair Bolsonaro que inaugurou nesta segunda-feira (17/8) a usina Porto de Sergipe I, em Barra dos Coqueiros  (SE). A cerimônia contou também com a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, entre outras autoridades.

A Usina Porto de Sergipe I é a maior termelétrica em operação no País e na América Latina, com 1.515,63 MW de potência outorgada. O empreendimento conta com três turbinas a gás com 332,72 (MW) de potência cada e uma turbina a vapor com capacidade de 517,47 MW, ambas de fabricação da General Electric (GE).

A usina, que teve a operação comercial liberada pela ANEEL em março deste ano, viabilizou investimentos da ordem de R$ 6 bilhões e criou 18.779 empregos diretos e indiretos.

Com 33 km de extensão, uma Linha de Transmissão de 500 kV levará a energia gerada na Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I até a Subestação Jardim, em Nossa Senhora do Socorro, de onde se conectará ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

“Ocasiões como essa nos lembram que o futuro pós-pandemia será de recuperação da economia, quando serão necessários muitos investimentos para melhorar a infraestrutura do país e,  principalmente, gerar empregos e renda para nossa população. O setor elétrico está pronto para ser um dos principais vetores desse movimento. A regulação segura e transparente praticada pela ANEEL, juntamente com a política pública firme e competente oriunda do MME, são a garantia de que muitos investimentos virão em todas as etapas da cadeia do setor elétrico”, disse Pepitone após a inauguração.

 

Fonte: Aneel