ANEEL inova e assina com CEB reembolso à conta de eficiência energética

País verifica retração de 11% no consumo de energia durante isolamento social
18 de maio de 2020
Fornecimento de energia atinge melhores níveis históricos de qualidade em 2019
18 de maio de 2020

A ANEEL e distribuidora CEB, do Distrito Federal, assinaram nesta sexta-feira (15/5)  Contrato de Desempenho Energético que permitirá o retorno, a conta de Eficiência Energética da distribuidora, dos recursos obtidos com a economia gerada pela usina fotovoltaica instalada na sede da ANEEL.

É a primeira vez que um órgão público assina um contrato desse tipo. A devolução dos recursos está prevista na própria regulação da ANEEL sobre o Programa de Eficiência Energética. Além de garantir redução de custos para os consumidores, a medida permite que os valores voltem a financiar outras iniciativas visando o uso eficiente da energia elétrica.

Fruto de uma iniciativa de vanguarda da ANEEL, a usina fotovoltaica instalada na agência em 2018 proporciona economia média de 21,6% no consumo mensal de energia do órgão regulador.

Desenvolvida no âmbito do Programa de Eficiência Energética da CEB, a iniciativa teve ainda a parceria do Ministério de Meio Ambiente e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

“Já estamos colhendo os frutos deste projeto. E, com o Contrato de Desempenho Energético que estamos assinando hoje com a CEB, a ANEEL retornará os valores investidos a conta de Eficiência Energética da Distribuidora com os recursos obtidos com a economia propiciada pela usina”, disse o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, durante a cerimônia virtual de assinatura do documento, realizada por meio de plataforma de videoconferência.

A solenidade virtual contou também com as participações do presidente da CEB, Edison  Garcia, e do diretor da ANEEL Sandoval Feitosa.

“A ANEEL, além de ser um exemplo de uso racional dos recursos públicos, por meio da redução da conta de energia elétrica, e de vanguarda tecnológica para o setor elétrico do país, é pioneira na assinatura de Contrato de Desempenho Energético, também se tornando protagonista em inovação contratual. O projeto é uma referência para o setor público em relação à responsabilidade da aplicação dos recursos públicos e de sustentabilidade”, disse Pepitone.

 

Fonte: Aneel