Reforma tributária: Plenário do Senado aprova PEC em 1º turno

Senadores e setor pressionam por tratamento especial para energia elétrica na reforma tributária
24 de outubro de 2023
Startup britânica quer gerar energia renovável com tecnologia centenária, que usa variação de temperatura do oceano
10 de novembro de 2023

O plenário do Senado aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/2019) que modifica o sistema tributário brasileiro. Foram 53 a favor e 24 contrários. O governo precisava de 49 votos para aprovar a matéria.

Algumas das emendas acatadas amplia a site de setores incluídos na lista de setores que terão redução de alíquotas. Uma delas, de autoria do Senador Efraim Filho (União-PB), submete ao regime específico de tributação os bens e serviço que promovam a economia circular visando à sustentabilidade no uso de recursos naturais”. Há ainda duas emendas da Senadora Daniella Ribeiro, uma que insere o setor de produção de eventos no rol de bens e serviços que terão direito a desconto de 60% nas alíquotas de IBS. ‘Assim como o setor turístico – o turismo – o setor de eventos é responsável pela movimentação de bilhões de reais e importante gerador de empregos’, disse Braga ao justificar o acolhimento desta emenda.

A outra emenda da sanadora, submete a regime específico de tributação as operações de microgeração e minigeração distribuída de energia elétrica. Sobre essa, Braga afirmou reconhecer ‘a importância de se desenvolver e incentivar a geração distribuída e o sistema de compensação de energia elétrica’.

Confira a matéria na íntegra no Correio Braziliense.